Saúde mental afeta ao menos 30% dos trabalhadores no Brasil

Casos de estresse são associados a situações de competição, exigências e más relações de trabalho; psicólogo orienta que condições de bem-estar ao colaborador devem ser reforçadas
Uma em cada cinco pessoas que trabalham estão mais sujeitas a sofrer com algum problema de saúde mental. É o que aponta uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera as situações de competição e enfrentamento no ambiente laboral como as principais causas de estresse associado ao trabalho. Esse estresse acaba se desdobrando em outros problemas para a saúde do trabalhador.
Um deles, que vem se tornando cada vez mais comum, é a síndrome do esgotamento profissional, chamada de Síndrome de Burnout, que provoca esgotamento físico e mental. Desde janeiro deste ano, ela está incluída na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11). Uma pesquisa feita em 2021 pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil) mostra que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros encontram-se sem condições emocionais, mentais ou físicas para continuar. Esses números colocam o Brasil como segundo lugar em um ranking de oito países, perdendo apenas para o Japão com 70% da população atingida.

Fonte da matéria: terra
Link da matéria: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-acao/saude-mental-afeta-ao-menos-30-dos-trabalhadores-no-brasil,f894d4e58b2b27cbc2d456e67ee11b5b95fqe5ui.html

#sindicato
#sindicalismo